Monthly Archives: janeiro 2025

ALEIJADINHO

Nascido em 1730 e falecido em 1814, é o apelido de Antônio Francisco Lisboa, filho de um arquiteto português e uma escrava, que deixou de ser escravo pelo pai ao nascer. Aprendeu arquitetura e escultura e tornou-se um dos maiores artistas da história e o grande nome do Barroco Brasileiro.
A ele, se referem destacam obras como Os Doze Profetas e Via Crucis (Congonhas) e várias obras em diversas cidades históricas de Minas Gerais (entre elas, Ouro Preto, São João Del Rei e Mariana).
Segundo consta, de 1777 em diante, Aleijadinho foi vítima de lepra deformante, o que não o impediu de fazer grande obras-primas.
Morreu esquecido e pobre em Ouro Preto (outrora Vila Rica), mas deixando um grande legado para a arte brasileira.

Leave a Comment

Filed under A, Arte, Brasil, Pessoas Notáveis, Verbetes

ALBEDO

É a porcentagem de radiação incidente refletida por uma superfície sem um aquecimento dela mesma. Exemplo, 36% da radiação e da energia solar da Terra retorna ao espaço. Nos ambientes com incidência de neve, o índice de albedo (reflexão de calor) é muito pequeno, por isso muitas regiões tem neve em sua superfície mesmo durante o período diurno.

Leave a Comment

Filed under A, Geografia, Verbetes

ABRIL

O quarto mês do ano pelo calendário gregoriano, que ocorre depois de março e antes de maio, com 30 dias. A Páscoa, na maioria dos anos, ocorre nesta época, dependendo da tradição do primeiro domingo de Lua Cheia no Hemisfério Norte (também impactando na data do Carnaval, sempre 47 dias antes do Domingo de Páscoa). 

O Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o Feriado de Tiradentes (21 de abril) e datas religiosas, como São Jorge (dia 23 de abril) são algumas das efemérides (datas especiais diárias ou comemorativas) do mês.

Leave a Comment

Filed under A, Calendário, Verbetes

ALGORITMO

Sequência de instruções e/ou comandos que são realizados de forma sistemática para resolver problemas ou fazer a execução de uma tarefa. São representados como se fosse uma receita de bolo, ou seja, série de ações para o bolo seja pronto (execução de tarefas que fazem o objetivo final de algo). Nas últimas décadas, os algoritmos estão presentes em programa de computador e sites na internet, identificando o comportamento do consumidor. Além disso, as funções dos computadores, smartphones e tablets, por exemplo, são resultantes dos algoritmos, realizando bilhões de comandos em questão de segundos.

As redes sociais recebem complexos algoritmos. Por isso, os feeds do Facebook, Instagram e Twitter (X), por exemplo, apresentam postagens e anúncios conforme o comportamento do usuário.

LINK RECOMENDADO: Significados.com 

Leave a Comment

Filed under A, Informática, Tecnologia, Verbetes

ALEGRETE

Maior município gaúcho em superfície, com 7.800 km² de área, localizado na Fronteira Oeste, com cerca de 76 mil habitantes e a 505 km da capital do estado, Porto Alegre, foi a terra natal de Oswaldo Aranha (1894-1960), um dos grandes nomes da política mundial, e chefe da delegação brasileira, na primeira Assembleia Geral das Nações. Unidas, em 1947. Também nascido em Alegrete, mas identificado com Porto Alegre, Mario Quintana (1906-1994) foi um dos grandes nomes da poesia brasileira, mesmo deixado em segundo plano pela Academia Brasileira de Letras. A família de músicos tradicionalistas, Os Fagundes, compôs um dos hinos de referência do gaúcho (“Não me perguntes onde fica o Alegrete, Segue o rumo do teu próprio coração…”). Na área esportiva, realiza, desde 1980, o Efipan, torneio de futebol infantil anual, que já revelou talentos como Ronaldinho Gaúcho. Abriga o famoso Posto Texacão do Caverá, a pouco mais de 110 km da fronteira com a Argentina, às margens da BR-290. Os rios Ibirapuitã e Ibucuí são os mais importantes que correm pelo território alegretense, que tem ainda vastos campos e lavouras de arroz e gado bovino, sendo um dos maiores produtores agropecuários do Estado.

Leave a Comment

Filed under A, Brasil, Cidades, Geografia, Verbetes

ALEMANHA

Bandeira
Mapa Google Maps
  • Localização: Europa Ocidental
  • Área: 357.022 Km²
  • População: 83 783 942
  • Capital: Berlim
  • Língua: Alemão
  • Moeda: Euro

Localiza-se na Europa Central, de fronteiras com a Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia. Suas origens são debatidas entre uma possível participação dos teutões (que poderiam ter desaparecido após derrotas para o Império Romano) . Foram referidos, no caso os alemães, pela primeira vez, provavelmente, no século I a.C., depois passando por diversas dinastias, até a morte do Imperador Carlos Magno (814 d.C.), que provocou o desligamento devido a partilhas sucessórias.

Ocorreu uma concentração de poder pelos duques, dividindo os territórios. Em 911, o duque dos francos, Conrado, foi eleito rei, marco inicial do Império Alemão. O país tem a maior economia do Europa, participando de diversas organizações geopolíticas, econômicas e de defesa. Participou das duas Guerras Mundiais, que aconteceram em 1916 e 1939, respectivamente, causando grande problemas econômicos e civis, além da ocupação da vitoriosas forças dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética), em 1945.

No período da Guerra Fria. A Alemanha se dividiu em duas: a República Federal Alemã da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã Oriental (RDA). A RFA democrática tinha ligação com o Ocidente, ao contrário da RDA, que esteve ligada com o comunismo, no chamado Pacto de Varsóvia, de liderança pelos soviéticos. A queda do Guerra Fria e a decadência da União Soviética, no final dos anos 1980, promover a reunificação alemã em 1990.

Graças a esse fato, a economia do país se reergueu economicamente, sendo sede de algumas maiores empresas do mundo (exemplos: Basf, Bosch, Wella, Volkswagen) Em janeiro de 1999, a Alemanha foi um dos dez países da União Europeia a adotarem o Euro como sua moeda oficial. Em várias áreas da sociedade, a Alemanha se destaca. Tem quatro títulos Mundiais de Futebol Masculino (1954, 1974, 1990 e 2014). O país também foi o berço da Reforma Protestante (por Martinho Lutero, em 1517), que era oposição à Igreja Católica e base de religiões Evangélicas que surgiram ao longo dos tempos.

Alguns países fora do continente europeu, entre eles o Brasil, receberam grandes contingentes de imigrantes alemães, a partir de 1824, para incorporação de mão-de-obra, sobretudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Leave a Comment

Filed under A, Geografia, Mundo, Países, Verbetes

ALCOOLISMO

Vício, consumo elevado e intoxicação excessiva de álcool no organismo humano, podendo levar a pessoa a problemas como prejuízos à saúde, atos violentos, euforia, problemas familiares, acidentes de trânsito e, até mesmo, câncer, cirrose e outros danos.

É, portanto, uma problema médico e social para todo o mundo. Muitas leis, ao redor do mundo, restringem o uso de álcool. No Brasil, a publicidade de bebidas alcoólicas requer a inserção de frases como “Beba com moderação” e “Se beber não dirija”, na tentativa de diminuição e conscientização para evitar o excesso de ingestão de álcool dos cidadãos.

Os Alcoólicos Anônimos (AA) são uma entidade de ajuda às pessoas que desejam se livrar do vício do álcool.

Leave a Comment

Filed under A, Saúde, Sociedade, Verbete

ÁLCOOL

 

Propriedades do Álcool na Indústria
(REPRODUÇÃO: Barsa, 1989)

ING: alcohol
ESP: alcohol

Compostos orgânicos derivados dos hidrocarbonetos – o mais comum é o etanol (álcool) é o principal agente embriagante de bebidas como cerveja e vinho. Podem ser líquidos, oleosos ou sólidos, além de inflamáveis ou oxidantes. Desde 1975, o Brasil o álcool tem finalidade combustível. O biodiesel, após o início dos anos 2000, também surgiu como uma forma sustentável, dando início à transição energética (que ocorre em 2025).

 

Leave a Comment

Filed under A, Química, Verbete

ALCACHOFRA

Planta herbácea, que pode ter sido originária do Mediterrâneo, sendo um legume apreciado e cozido ou ainda conservado em vinagre, sendo uma especiaria culinária. Rica em minerais, suas folhas e raízes podem ser usadas para fins medicinais.

Leave a Comment

Filed under A, Botânica, Verbete

ALBATROZ

Ave marinha do gênero Diomedea, com mais de um metro de envergadura e comprimento de 75 cm, branca, com dorso e asas escuras e cauda cinzenta,  Também tem bico amarelo com ponta escura. É típica de mares mais frios (litoral sul do Brasil e América do Sul meridional, por exemplo) . Aproveita as correntes de ar através de um perfeito voo planado. Podem viver pelo menos 33 anos – uma das aves que mais tempo vivem e envelhecem. Matar albatrozes pode trazer má sorte, segundo os marinheiros.

Leave a Comment

Filed under A, Verbete, Zoologia

ALBÂNIA

Bandeira
Mapa Google Maps
  • Localização: Sul da Europa
  • Área: 28.748 Km²
  • População: 2 877 797
  • Capital: Tirana
  • Língua: Albanês
  • Moeda: Lek
A República da Albânia localiza-se na península dos Balcãs, no sudeste da Europa, banhada pelo Mar Adriático. O nome tem origem na tribo dos Albanos, antepassados dos albaneses atuais. Aderiu aos regimes comunistas entre 1960 e o início dos anos 1990, tornando-se uma democracia multipartidária.

Leave a Comment

Filed under A, Europa, Geografia, Mundo, Países, Verbete

ALAVANCA

Máquina simples formada por uma barra rígida, reta ou não, móvel em torno de um ponto de apoio. Tem os seguintes elementos: força aplicada – potência-,  força e/ou resistência a ser vencida, os braços da alavanca e da resistência.

As alavancas mais comuns são as encontradas nas obras e construções, tesouras. alicates, pinças, pedais, quebra-nozes, carrinhos de mão e outras. Foi uma das primeiras ferramentas usadas pelo ser humano.

Leave a Comment

Filed under A, Física, Verbete

ALASCA

Maior estado dos Estados Unidos, limita-se ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a oeste com o Estreito de Bering, ao sul com o Golfo do Alasca e Oceano Pacífico e a oeste com o Canadá, estando separado do resto do território estadunidense. Possui uma área de 1.723.336 km², e sua capital é Juneau. Outra cidade importante é Anchorage.
É composto por grandes cadeias de montanhas (lá está o ponto mais alto da América do Norte, o Monte McKinley, 6.192 m); Parte do território é banhado pelo rio Yukon, que nasce no Canadá. Pesca e mineração são as principais atividade econômicas. O clima é frio, bastante rigoroso e, em muitas vezes, ocorrências de temperaturas abaixo de -40°C.
O Alasca foi descoberto por Vitus Jonassen Bering, em 1741. Por conta de questões coloniais e comerciais. o território, que pertencia a Rússia,  foi vendido aos EUA em 1867, por US$ 7.200.000,00, tornando-se o 49º Estado em 1959.

Mapa Google Maps

Leave a Comment

Filed under A, Estados Unidos, Geografia, Mundo, Verbete

ALAGOAS

Bandeira
Mapa  Google Maps
Unidade da Federação Brasileira localizada na Região Nordeste, entre Sergipe, Bahia e Pernambuco. Sua capital é Maceió, a superfície é 27.830,661 km² e a população estimada pelo IBGE para 2024 é de 3.220.104 habitantes, distribuídos em 102 municípios (Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios são os maiores municípios alagoanos e população). A produção de açúcar e o turismo, com belas praias tropicais e piscinas naturais, são as principais atividades econômicas do estado.
Alagoas foi palco da Guerra dos Palmares, na atual região da União dos Palmares, em que Zumbi dos Palmares (que preferiu a morte do que estar escravizado) comandou o primeiro movimento para a libertação dos escravos e liberdade no país. O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), surgiu a parte desta luta pela cidadania dos povos.
O estado de Alagoas chamou a atenção do Brasil com o surgimento do então governador Fernando Collor de Mello, que tornou-se Presidente da República em 1989, por conta do fim dos “marajás” (servidores com rendimentos acima da média). Em 29 de dezembro de 1992, renunciou ao cargo de Presidente, após denúncias de corrupção, o que ocasionou um processo de impeachment. A colonização de Alagoas se iniciou em 1560 e teve influência dos holandeses a partir do 1632. O nome do estado se dá por conta de inúmeros lagos que realizam comunicação uns com os outros, junto também com rios que se lançar ao mar, formando o litoral do estado. Terra natal do primeiro Presidente da República do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca – assumiu o poder em 1889 -, tem o apelido de “Terra dos Marechais”.
Com 844 metros de altitude, a Serra Santa Cruz é o ponto mais elevado do estado. Possui planícies litorâneas, planalto no norte e depressão no centro. Apresenta uma zona da mata (ou Mata Atlântica) na parte leste, e sertão na parte oeste de seu território. Divide com Sergipe a foz do Rio São Francisco, o maior rio em extensão inteiramente inserido em território brasileiro.

Leave a Comment

Filed under A, Brasil, Geografia, Verbete

AKON

Aliaune Damala Badara Akon Thiam. Cantor, produtor e compositor nascido em Senegal e com cidadania estadunidense, nascido em 16 de abril de 1973 (51 anos), especializado em músicas do gênero R&B, Hip hop, Soul, Dancehall. Akon tornou-se famoso em 2004, com o lançamento de seu single “Locked Up”, pelo seu álbum de estreia, Trouble. No seu segundo álbum, Konvicted, foi indicado para o Grammy Award, juntamente com o single “Smack That”, hit bastante tocado até hoje nas rádios do mundo inteiro.

PÁGINA NO GOOGLE, COM LINKS SOBRE O CANTOR E CLIPES MUSICAIS

Leave a Comment

Filed under A, Música, Pessoas Notáveis, Verbete

AJÔJO

Termo usado no sul do Brasil para designar uma pequena tira ou corda de couro cru, usada para unir um par de bois em uma junta, sendo amarrada nos chifres dos bois para mantê-los próximos. Também se usa este termo para dar significado de manter junta ou unida alguma coisa, como na música “Pampa na Garupa”, de Iedo Silva (1946-2021), músico tradicionalista gaúcho (“Vou repontando querências, Ajojadas com o rio grande, Com este pampa na garupa, Em qualquer lugar que eu ande, Com este pampa na garupa, Em qualquer lugar que eu ande).

No dia 1° de janeiro de 2025, o instrumento foi mostrado em uma reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV, mostrando que a tradição de utilizar o ajôjo para cultivar as plantações até hoje é usado em algumas partes das zonas rurais do interior do Rio Grande do Sul.

REFERÊNCIA: Ajôjo – Dicionário Informal.

Leave a Comment

Filed under A, Agropecuária, Dicionário, Regionalismos, Verbete

AIPIM

Denominada também mandioca (interior do Brasil) ou macaxeira (Nordeste do Brasil), o aipim é uma planta originária da América do Sul, amplamente utilizada na culinária, com raízes tuberculadas, de 30 a 50 cm. Podem ser usadas fritas, cozidas, em bolos, pães e farinhas, entre outras iguarias.

Leave a Comment

Filed under A, Botânica, Verbete

ÁGUIA

Nome dado à aves de rapina da família Accipitridae, de grande porte, carnívoras (podem se alimentar de aves, répteis e mamíferos), de grande acuidade visual, que apresentam visão aguçada e binocular, tem bico forte e curvo, além de garras fortes e afiadas. Seu habitat está em grande parte do mundo – mais de 60 espécies habitam a Europa, Ásia e África-, mas também há ocorrências nas Américas (sendo um símbolo da fauna dos Estados Unidos) e na Austrália. Algumas espécies podem chegar a 2m de envergadura e 9 kg, como a Águia-marinha de Steller.

Leave a Comment

Filed under A, Verbete, Zoologia

ÁGUA-VIVA

Também conhecida como medusa, é um animal celenterado marinho (classe dos Hidrozoários e dos Cifozoários) que tem o corpo mole, transparente e gelatinoso, com um formato de cogumelo dentro da água, e algumas espécies tendo mais de 25 cm de diâmetro. Possui tentáculos urticantes, que podem causar queimaduras na pele do ser humano e de outros animais, recomendando-se a aplicação de vinagre para amenizar a ardência. No período de verão, aparecem em grandes quantidades entre os litorais do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Leave a Comment

Filed under A, Verbete, Zoologia

ÁGUAS MINERAIS

Água que tem propriedades além do uso comum, podendo ser usada para fins terapêuticos ou para beber  (garrafa de mesa). Diversos produtos químicos e padrões de temperaturas são essenciais para uma água de alta qualidade. As águas termais podem ajudar na saúde das pessoas, sobretudo os idosos, mas para todas as idades da mesma forma. No Brasil, há grandes estâncias hidrominerais em SP, MG, SC, RS e GO, por exemplo, com água de temperatura e circulação relaxante, atraindo um grande número de turistas anualmente.

Leave a Comment

Filed under A, Física, Química, Turismo, Verbete

ÁGUAS DE LINDÓIA

Estância hidromineral de São Paulo, surgida no século XVIII, formada nas águas quentes brotadas do solo, em uma bacia natural. Desde 1953, é município. Algumas das fontes produzem 16 mil litros de águas mineral por hora. A qualidade e eficácia de suas águas foi comprovada pelo médico italiano Francisco Fozzi, em 1900. O turismo é a principal atividade econômica. Tem 18 mil habitantes fixos aproximadamente, além de 8,53 km² e está situado na divisa com Minas Gerais (município de Monte Sião).

 

Leave a Comment

Filed under A, Brasil, Cidades, Geografia, Verbete

AGUASCALIENTES

Cidade mexicana localizada no centro do país, a 1,908 m acima do nível do mar e com uma população de 963.671 habitantes. Está inserida em uma região de grande produção agrícola, além de ter um belo patrimônio arquitetônico. É capital do estado de mesmo nome, sendo fundada em 1575.

Leave a Comment

Filed under A, Cidades, Geografia, Mundo, Verbete

AGUARDENTE

Licor alcoólico, denominado no Brasil como cachaça, surgido a partir da destilação da cana-de-açúcar, ou de outros vegetais, raízes e frutas, e da evaporação do álcool, com gases canalizados para o alambique, promovendo o aumento para o estado puro. Diversas denominações de aguardentes existem ao redor do mundo (brandy, vodca, caipirinha, kirsche).

Leave a Comment

Filed under A, Agropecuária, Química, Verbete

ÁGUA

ING: water
ESP: agua

Substância molecular composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), essencial para a vida, a natureza e a formação dos seres vivos. Os primeiros organismos vivos surgiram desta substância. Para consumo, a água deve ser insípida (sem gosto), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor). Os três estados da água são sólido (gelo), líquido e vapor. Quase 60% do ser humano é composto de água. A melancia (98%) e a medusa (ou agua-viva, 99%) são os seres vivos com maior percentagem de água em sua composição física. Um dos grandes problemas atuais é a poluição das águas, com o despejo de dejetos e sujeira de forma direta, sem tratamento, o que pode comprometer a qualidade. É um direito de todos a qualidade da água e uma natureza sustentável e limpa. Evitar o desperdício de água é muito necessário. Apenas 29% da água da Terra está presente em rios, lagos e outros corpos d’água (e menos de 1%, própria para a consumo). Existem diversos sistemas de abastecimento de água ao longo da história. A filtragem para o consumo da água é o objetivo final de todos os sistemas de abastecimento desde a Antiguidade (embora na Idade Média, estes sistemas tiveram um retrocesso). Para tratar a água – que pode conter bactérias, partículas de areia e também argila -, ela deve ser ou sedimentada, ou filtrada ou com o uso de cloro.

Leave a Comment

Filed under A, Ciência, Química, Verbete

AGRICULTURA

Deriva do latim “agri” – campo, do campo, e “cultura” = modo de cultivar o campo com finalidades econômicas e suprimento de produtos agrícolas para a população. Pode ser considerada ainda uma arte de cultivar os campos e domesticar os animais.

Divide-se em zootecnia (animais) e fitotecnia (plantas). Mesmo não sabendo exatamente quando surgiu a agricultura, estima-se seu surgimento entre 100 mil e 500 mil anos, através de povos do norte da China; também pode se dizer que a agricultura teve diversas origens (espécies vegetais surgindo em regiões distintas, como o Sudeste Asiático, a China e a América tropical, além de civilizações antigas (Assíria, Grécia e outras, regiões que já usavam a irrigação de rios com o Nilo e o Eufrates).

No Velho Mundo (Europa), a agricultura surgiu em zonas às margens dos rios, de clima semiárido. Na Idade Média, o sistema feudal gerou uma queda nas plantações, que voltaram a apresentar crescimento no Século XIX, com princípios de física e química, além dos instrumentos e estudos para o uso de humo, adubo e manipulação do solo para a plantações. À esta fase do desenvolvimento agrícola, adicionaram-se trabalhos experimentais em diversos lugares do mundo. Por muito tempo, usava-se (e até hoje se usa), o arado, a foice e as enxadas. No século XX, o trator, as máquinas e implementos agrícolas representaram um marco no cultivo de lavouras. As colheitadeiras facilitaram o ciclo de produção e aumentaram a produtividade, em grandes espaços.

Ainda, temos a agricultura familiar, em pequena propriedades, mas que contribuem com consideráveis parcelas na percentagem de produção nacional agrícola de vários países, entre eles o Brasil.

Os estudos das estações agronômicas experimentais analisam elementos importantes para a  produtividade no campo, como sementes, solos, pluviosidade, estiagens e outros.

Quando mais conhecimentos técnicos de agricultura um país tem, mais forte no setor se constitui.

Com relação ao sistema de plantação, agricultura pode ser definida como: 

a) “plantation”, realizada num amplo espaço, especial e voltada para exportação para grandes mercados (ou também, no tempos contemporâneos, se utiliza o termo “Agronegócio”);

b) roças, que, ao longo do ano e, em muitas vezes, queimadas, é uma agricultura nômade, num processo de tempo entre a derrubada de plantas até o período das chuvas.

Outra questão relacionada à agricultura é o uso de agrotóxicos para as plantações; atualmente contestados, há sugestões pela utilização de alimentos orgânicos, plantados de forma natural; os defensivos agrícolas podem controlar as pragas e doenças que podem acometer as lavouras.

Agricultura no Brasil

No Brasil, a agricultura surgiu a partir da prática dos povos originários e de seu contato com colonizadores europeus. Já em 1590, quase 300 engenhos de cana-de-açúcar estavam em funcionamento, entre Pernambuco e São Paulo. A agricultura crescia muito durante o Brasil Colônia, mas Portugal temia o progresso do setor, além de impedir as plantações de vinhos e oliveiras (só no final da primeira década do século XXI é que o cultivo de olivais foi reativado no país, especialmente no Rio Grande do Sul).

O fim do tráfico de escravos (em 1850) e a imigração europeia (século XIX) deram início à modernização da agricultura. O Brasil foi dividido em várias zonas agrícolas, segundo o engenheiro André Rebouças, em trabalho de 1889 – e aqui, faremos algumas adaptações para o período atual -.:

a) Amazônia – açaí, borracha, juta, castanha;

b) Piauí e Maranhão – carnaúba, café, algodão;

c) Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte – caju, coco, laranja, tapioca, milho, mamona;

d) Bahia e Sergipe – cana-de-açúcar, cacau, algodão, manga, feijão, uva, pêras;

e) Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo – café, banana, couro, cana-de-açúcar

f) Paraná e Santa Catarina – trigo, madeira, erva-mate, cevada;

g) Rio Grande do Sul – pecuária, lã, vinho, soja, milho, trigo e uva;

h) Minas Gerais – leite e derivados, café, cana-de-açúcar, algodão;

i) Goiás e Mato Grosso – gado, soja, trigo, café e frutas.

Fundado em 1888, o Ministério da Agricultura foi reorganizado em 1891, promovendo o setor e o aprendizado de suas técnicas em todas as regiões do Brasil. O país é uma potência mundial na produção agrícola, sendo um dos maiores produtores e exportadores mundiais de café, soja, arroz, milho, trigo e gado, além de guaraná, uva, laranja e diversas frutas. Praticamente todos os países do mundo usam produtos agrícolas provenientes do Brasil, muitos deles com acordos bilaterais e/ou de livre comércio, ou pelo atestado de sua produção de alta qualidade.

Leave a Comment

Filed under A, Agropecuária, Economia, Geografia, Verbete

AGOSTO

Oitavo mês do ano no calendário Gregoriano, de 31 dias de duração. Para muitos, apresenta-se como um mês de fatos tristes e muitos percalços no cotidiano, face a fatos ocorridos no século XX, como a Morte de Getúlio Vargas (1954), a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) junto a explosão da Bomba Atômica de Hiroshima, no Japão e outros. Porém, esta visão, para muitos é superstição, uma vez que notícias tristes podem acontecer em qualquer época do ano.

Leave a Comment

Filed under A, Calendário, Verbete

ÁFRICA DO SUL

 Bandeira
Mapa Google Maps

  • Localização: África Meridional
  • Área: 1.219.090 Km²
  • População: 59 308 690
  • Capital: Pretória / Cape Town / Bloemfontein
  • Língua: Inglês e Africâner, entre outras
  • Moeda: Rand

Localiza-se no extremo sul do continente africano, entre os oceanos Atlântico e Índico. Os comerciantes holandeses desembarcaram no seu extremo sul em 1652 e estabeleceram um ponto de parada na rota das especiarias entre a Holanda e o Extremo Oriente, fundando a conhecida Cidade do Cabo. Depois da tomada da área do Cabo da Boa Esperança, em 1806, pelos britânicos, os colonos holandeses (os africânderes, chamados de “bôeres”, ou de “fazendeiros”, pelos ingleses) viajaram para o norte, com o objetivo de fundar suas próprias repúblicas. Além disso, a descoberta de diamantes, em 1867, e de ouro, em 1886, estimulou a riqueza e a imigração e intensificou a subjugação dos habitantes nativos.

O país sofreu um grave problema de segregação racial por mais de 30 anos (o apartheid), que separaram a minoria branca da maioria negra. Entretanto, o Congresso Nacional Africano (ANC) liderou a oposição ao apartheid e muitos dos principais líderes do ANC, como Nelson Mandela, que passaram décadas nas prisões da África do Sul, promoveram e fora símbolos na lutas pelo fim do regime de segregação, culminando com as primeiras eleições, em 1994.

Até hoje, a África do Sul tem lutado para lidar com os desequilíbrios herdados da era do apartheid nas áreas de educação, moradia e assistência médica.

A África do Sul tem uma grande diversidade étnica, fazendo com que o país tenha onze línguas oficiais: Inglês, Afrikaans, Ndebele, Pedi, Swati, Sotho, Tsonga, Tswana, Venda, Xhosa e Zulu. Tem, como outra peculiaridade, três capitais oficiais: Cidade do Cabo (Legislativa), Pretória (Administrativa) e Bloemfontein (Judiciária).

O país sediou o Mundial de Futebol Masculino da FIFA, em 2010, sendo o primeiro grande evento esportivo mundial a ser realizado no continente africano.

Leave a Comment

Filed under A, Geografia, Mundo, Verbete

ÁFRICA

História

A história da África é rica e diversificada, marcada por civilizações antigas como o Egito, o Império Mali e o Reino de Axum. A colonização europeia, que começou no século XIX, teve um impacto profundo, resultando na divisão artificial de territórios e na exploração dos recursos naturais. A luta pela independência, que ocorreu principalmente nas décadas de 1950 e 1960, levou à formação de muitos estados africanos modernos. No entanto, muitos países ainda enfrentam desafios relacionados a conflitos internos, corrupção e instabilidade política.

Geografia

Com mais de um bilhão de habitantes, distribuídos por 54 países, a África é o segundo maior continente do mundo, cobrindo cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados. É caracterizada por uma grande diversidade geográfica, incluindo desertos (como o Saara), savanas, florestas tropicais e montanhas (como o Kilimanjaro). O continente é atravessado por grandes rios, como o Nilo e o Congo. A África é dividida em cinco regiões principais: Norte da África, Oeste da África, Leste da África, Centro da África e Sul da África.

Relevo africano
(REPRODUÇÃO: Barsa, 1989)

Economia

A economia africana é diversa, com setores que vão da agricultura à mineração e à indústria. Muitos países dependem fortemente da agricultura, que emprega uma grande parte da população. O continente é rico em recursos naturais, como petróleo, gás, minerais e metais preciosos. No entanto, a economia africana enfrenta desafios como a pobreza, a desigualdade e a falta de infraestrutura. Nos últimos anos, alguns países têm experimentado crescimento econômico, impulsionado por investimentos estrangeiros e desenvolvimento de setores como tecnologia e turismo.

Características Culturais

A cultura africana é extremamente variada, refletindo a diversidade étnica e linguística do continente. Existem milhares de grupos étnicos e mais de 2.000 línguas faladas. A música, a dança, a arte e a literatura são componentes essenciais da cultura africana. Festivais e tradições são celebrados em todo o continente, muitas vezes ligando as comunidades à sua história e espiritualidade. A culinária africana também é diversa, com pratos que variam de acordo com a região e os ingredientes locais.

Mulher típica de tribo da África Oriental
(REPRODUÇÃO: Barsa, 1989)

A África é um continente de contrastes, com uma história rica, uma geografia diversificada, uma economia em desenvolvimento e uma cultura vibrante. Apesar dos desafios, o potencial do continente é imenso, e ele continua a desempenhar um papel importante no cenário global.

No quadro abaixo, os países e capitais do continente africano [1]:

NOTA DO EDITOR:

[1] A coluna onde está escrito Kinshasa refere-se à capital da República Democrática do Congo, que na tabela apareceu com parte do nome cortado. Pedimos desculpas aos internautas pela edição errônea.

Leave a Comment

Filed under A, Geografia, Mundo, Verbete

AFOGAMENTO

Processo de sufocamento por imersão em líquido, em geral com água, fechando boas e narinas, interrompendo a circulação de oxigênio no organismo. A vítima pode perder a consciência, reduzindo os batimentos cardíacos. Deve-se, em caso de afogamento, o resgate o mais rápido possível. Anualmente, milhões de ocorrências da afogamento acontecem no mundo.

Em caso de afogamento, os primeiros socorros podem incluir:

  • Retirar da água: se a pessoa estiver em um local com profundidade alcançável, retire-a da água o mais rápido possível. 
  • Verificar a respiração: observe a respiração da vítima. 
  • Realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP): se a vítima estiver inconsciente e não respirando, inicie a RCP, posicione as mãos sobre o peito da vítima, entrelaçando os dedos e mantendo os braços esticados. 
  • Empurre as mãos com força contra o peito, entre os mamilos, utilizando o peso do próprio corpo. 
  • Faça duas compressões por segundo até que a vítima se recupere ou até a chegada do socorro. 
  • Ligue para a emergência: chame imediatamente o guarda-vidas ou ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros). 
  • Se a pessoa estiver consciente e sem sintomas graves, peça para que ela deite de lado. É importante que ela esteja aquecida, relaxada e calma até a chegada do socorro. 
  • Se não houver possibilidade de socorro próximo, leve consigo um material flutuante, como uma prancha, um galho ou uma corda. 
FONTE: Texto gerado por inteligência artificial.

Leave a Comment

Filed under A, Saúde, Verbete

AFEGANISTÃO

Bandeira

 

Mapa (Google Maps)
  • Localização: Sul da Ásia
  • Área: 652.230Km²
  • População: 41 000 000
  • Capital: Kabul
  • Língua: Pachto e Dari
  • Moeda: Afegane
País montanhoso sem acesso ao mar e com quatro sistemas hidrográficos,, com amplitude térmica e períodos de seca, que passou por diversos conflitos. Em 2021, o grupo Talebã (em português, “estudantes”) assumiu o controle do governo. O Islamismo é a principal religião local.

Leave a Comment

Filed under A, Geografia, Mundo, Verbete

AEROPORTO

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre / RS, 2012.

ING = airport
ESP = aeropuerto

Área edificada destinada aos serviços de transportes aéreos. chegadas e partidas de aeronaves, movimento de passageiros e cargas e equipamentos. É o encontro das aeronaves com a terra e os passageiros.

Um aeroporto, de preferência, não pode ser nem muito longo e nem muito perto dos centros urbanos, com locais de pista mais longos, com menos obstáculos e afastados.

Outros elementos importantes para um aeroporto são as torres de controle, terminais de passageiros. E. quanto maior o tamanho da cidade ou região, destinação turísticas ou de negócios e fluxo de passageiros, maior é o complexo aeroportuário.

O Aeroporto Internacional King Fahd, na Arábia Saudita, é o maior em extensão territorial (780 mil metros quadrados). Os aeroporto de Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, é o Hartsfield–Jackson Atlanta International Airport, nos Estados Unidos, são alguns dos mais movimentado por passageiros.

Na sequência, listas com os principais aeroportos do mundo (em 2016) e do Brasil (em 2019), em caráter demonstrativo).

FONTES:

1. Lista de aeroportos por número de passageiros – Wikipédia, a enciclopédia livre

2. Lista de aeroportos do Brasil por movimento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Leave a Comment

Filed under A, Economia, Indústria, Sociedade, Tecnologia, Turismo, Urbanização, Verbete

AEROFOTOGRAMETRIA

Mapa produzido pela Aerofotogrametria
(REPRODUÇÃO: Enciclopédia Barsa / 1989)
Técnica que define formas, dimensões e posições de objetos contidos numa fotografia aérea, dentro dela mesma, calibrando a distância de foco de forma perfeita. Por muitos anos, as câmaras acopladas aos aviões faziam a obtenção dos dados de grandes áreas, de forma oblíqua e vertical, sobretudo para fins militares e de pesquisa sobre imóveis rurais. Sensores de radar, satélites e raios ultravioleta ajudaram para a confecção das imagens. O uso do estereoscópio também é importante para a análise das fotografias 
Cada vez mais, a aerofotogrametria vem sendo substituída pelos drones, que, desde o início dos anos 2000, capturam imagens automaticamente, além dos programas de Geoprocessamento (Qgis e ArcGis, por exemplo), que realizam diretamente no programa os cálculos de terrenos e visualizações por imagens de satélite.
No entanto, é importante a manutenção do acervo histórico das fotografias aéreas, que por muitos, gerou uma grande quantidade de cartas topográficas e fotos obtidas a partir dos aviões deixando um legado importante para a cartografia mundial.

Leave a Comment

Filed under A, Ciência, Geografia, Verbete

ADVÉRBIOS

Os advérbios são palavras que expressam circunstâncias do verbo ou a intensidade da qualidade dos adjetivos, ou reforçando outro advérbio. Podem ser classificados como advérbios: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

Advérbio de tempo

ainda, agora, amanhã, à noite, anteontem, antes, à tarde, às vezes, atualmente, breve, cedo, depois, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje, hoje em dia, já, jamais, logo, nunca, ontem, ora, outrora, quando, sempre, tarde.

Advérbio de intensidade

apenas, bastante, bem, demais, de pouco, de todo, deveras, mais, mal, menos, muito, pouco, quanto, quão, quase, tanto, tão.

Advérbio de lugar

abaixo, acima, acolá, adiante, à direita, à esquerda, aí, além, algures, ali, ao lado, aquém, aqui, atrás, através, cá, de cima, de fora, defronte, dentro, detrás, em cima, fora, lá, longe, onde, perto, por fora.

Advérbio de modo

assim, ao léu, às claras, às pressas, à toa, à vontade, bem, com rancor, debalde, de cócoras, de cor, de mansinho, depressa, devagar, em silêncio, face a face, frente a frente, mal, melhor, pior, sem medo.

Acresce à lista a maior parte das palavras terminadas em -mente: alegremente, bondosamente, calmamente, discretamente, elegantemente.

Advérbio de afirmação

certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim.

Advérbio de negação

de jeito nenhum, de maneira alguma, de modo algum, não, tampouco.

Advérbio de dúvida

acaso, eventualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez.

Esses são os tipos de advérbios de acordo com a Gramática Brasileira. A Gramática Portuguesa, por sua vez, admite ainda mais três advérbios:

Advérbio de ordem: depois, primeiramente, ultimamente

Advérbio de exclusão: apenas, salvo, senão, só, somente.

Advérbio de designação: eis.

Além deles, chamamos de advérbios interrogativos as palavras como, onde, aonde, donde, por que, quando. Essas palavras podem ser usadas em frases interrogativas diretas ou indiretas.

REFERÊNCIA

FERNANDES, Márcia. Classificação dos Advérbios. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-adverbios/. Acesso em: 1 jan. 2025

Leave a Comment

Filed under A, Língua Portuguesa, Linguística, Verbete

ADVENTISTA, Igreja

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma entidade religiosa e uma denominação cristã protestante restauracionista, que é distinguida por sua ênfase na iminente segunda vinda de Jesus Cristo à Terra e ter o sábado como o dia sagrado (ou seja, sabatista) a exemplo do judaísmo.

Um dos fundadores foi Ellen White, no qual os adventistas consideram seu escritos considerados inspirados por Deus. A Igreja Adventista surgiu em 21 de maio de 1863. Em 2022, eram 22 234 406 membros, com 97 811 igrejas espalhadas por 235 países.

Entre os seus preceitos, os adventistas devem abster-se de álcool e drogas, descansar no sábado e optar por um estilo de vida mais conservador, com abstinência sexual para homens e mulheres antes do casamento.

LINKS RECOMENDADOS: 

1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia

2. https://www.adventistas.org/pt/

Leave a Comment

Filed under A, Religião, Sociedade, Verbete

ADUBO

Substância fertilizante que, adicionada ao solo, melhora o crescimento das plantas. Por conta da perda de nutrientes nas terras das lavouras, o adubo serve como combustível para que os elementos sejam recuperados. Os adubos e fertilizante são naturais ou artificiais, minerais ou orgânicos. Os produtos químicos mais importantes contidos nestes adubos são o nitrogênio, o fósforo e o potássio, essenciais para um ótimo crescimento de lavouras e plantações.
Os primeiros estudos sobre as propriedade dos adubos iniciaram-se no século XIX. Nos anos 1980, o Brasil consumia mais de 7 milhões de toneladas de adubo. Já em 2020, foram pouco mais de 6,4 milhões de toneladas de fertilizantes exportadas. O país importa mais fertilizantes do que exporta (43,8 milhões de toneladas foram trazidas para o Brasil em 2021). Em 2023, 85% dos fertilizantes e adubos consumidos no Brasil eram importados.

Leave a Comment

Filed under A, Agropecuária, Biologia, Economia, Verbete

ADRENALINA

Hormônio liberado na corrente sanguínea, produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, que atuam sobre o sistema cardiovascular, para manter o corpo em alerta em situações de fortes emoções, em situações de perigo (luta, fuga, excitação ou medo). Estão situadas  acima dos rins (também há a produção dos hormônios com o Cortisol, Aldosterona, Androgênios, Noradrenalina e Dopamina, muito importantes para efetuar o metabolismo do organismo  e composição da circulação do sangue.

Leave a Comment

Filed under A, Biologia, Medicina, Verbete

ADOLESCÊNCIA

Período do desenvolvimento humano, que ocorre entre 10 e 19 anos geralmente, depois da infância e antes da vida adulta, caracterizado por mudanças biológicas, sexuais, psicológicas e sociais, que darão origem a uma pessoa madura.

É uma fase que prepara a identidade da pessoa, o estabelecimentos dos próprios limites e a sua tomada de decisões, para ocupar seu mundo. É necessário, no entanto, que os pais ou responsáveis, estejam atentos a comportamentos de risco neste período, além da educação e do apoio emocional. 

Divide-se em Pré-Adolescência ou Puberdade (ínicio das transformações, até por volta dos 13 anos), Adolescência Média (entre 13 e 16 anos) e Juventude ou Adolescência Maior (de 16 a 19 anos).

Exemplos de riscos que podem os adolescentes estarem em risco: Dependência drogas e álcool, comportamento suscetível de crimes, problemas de transtorno alimentar, exposição a doenças sexualmente transmissíveis, maternidade, excesso de uso dispositivos eletrônicos e redes sociais e contato com pessoas desconhecidas e estranhas;

O período da adolescência caracteriza-se pela transição do corpo e órgãos genitais, amadurecimento sexual e ativação do aparelho reprodutor, crescimento de pelos nas axilas, barba e pelos pubianos, altura, esqueleto, voz grave, surgimento de espinhas, aumento de peso e estabelecimento da arcada dentária, com os dedos do siso; também, por ser uma fase complexa, há mudanças de humor, preocupação com o visual e aparência, influência das redes sociais (necessidade de “likes”), oscilação em momentos de euforia e melancolia, crescimento da independência e sentimentos de estresse.

FONTE: https://humanidades.com/br/adolescencia/

Leave a Comment

Filed under A, Biologia, Saúde, Verbete

ADOÇÃO

A adoção é um ato jurídico que promove o vínculo de filiação (paternidade e/ou maternidade) posteriormente, de forma não genética, afetivo e legal, no qual o filho passa ser a ser considerar como seu o filho ou filha de outra pessoa,  com a inserção da criança ou adolescente num ambiente familiar, de forma definitiva. 

Atualmente (2025), o termo adoção se relaciona a promover o vínculo de acolhimento de animais domésticos, em especial cães e gatos, de forma afetiva e responsável.

LINK RECOMENDADO: O que é adoção? | Jusbrasil

Leave a Comment

Filed under A, Sociedade, Verbete

ADMINISTRAÇÃO

Conjunto de normas que objetivam a ordenação, direção e controle de grupos, relacionados a empresas, poder público, organizações não-governamentais, sem fins lucrativos e outros, com estabelecimento das diretrizes e busca dos bons resultados. Qualquer empreendimento humano deve ter uma organização administrativa.

Leave a Comment

Filed under A, Sociedade, Verbete

ADJETIVO

Palavras variável que característica os seres ou objetivo a partir de uma qualidade (o modo de aparência, o ser, o estado). Exemplos: Moça bonita, Pessoa inteligente, Dia triste. 

Em muitos casos, o adjetivo pode ter função de substantivo. Exemplo:

* O jovem vai se casar no próximo ano (no sentido de pessoa que passou da adolescência e inicia sua vida adulta).

* Você é muito jovem para se casar (no sentido de novo, de não ter idade suficiente).

Existem os adjetivos pátrios, que se referem a países, cidades, estados (os gentílicos).

Leave a Comment

Filed under A, Língua Portuguesa, Linguística, Verbete

ADIS ABEBA

Um dos maiores centros culturais e continentais da África, Adis Abeba é a capital da Etiópia e a maior cidade do país, além de sede da União Africana, com cerca de 3 milhões habitantes. Tem caráter  multicultural, com a presença de 80 nacionalidades e línguas diferentes e grandes comunidades comunidades cristãs, muçulmanas e judias. Está localizada no centro do país, a cerca de 2 440 metros de altitude. Mundo

Leave a Comment

Filed under A, Cidades, Geografia, Mundo, Verbete

ADESIVO

Aquilo que tem a capacidade de fixação em algo, ou também, o material utilizado para fixação de objetos em superfícies diversas, composto por camada de aderência à superfície e outra de revestimento – protetora do adesivo até o momento de sua aplicação. Pode ser usado em diversas aplicações industriais: vidro, cerâmica, borracha, etiquetas, fitas adesivas, compensados de madeira, cimentos de borracha e outras. Os adesivos são muito usados para promoções de divulgação, fins esportivos, sociais, comerciais e eleitorais.

Leave a Comment

Filed under A, Química, Verbete